Sons da Terra 2009 na sala de visitas da vila

A VIII edição dos “Sons da Terra”, vai ser mais um encontro da música e dos sabores da tradição.
Já ninguém fica indiferente a esta nova abordagem da matriz cultural da freguesia com novas sonoridades de instrumentos musicais e de percussão que marcam a diferença.
Este ano, o certame era para contar com o grupo galego" Associação Meiramar Axóuxeres, mas dificuldades de última hora e as eleições europeias estiveram na origem do cancelamento da vinda dos galegos .
Sons da terra de todo o lado, ora tocadores de bombos, caixas, gaita-de-foles e pífaros, ora tocadoras de adufes, tudo numa simbiose musical que vai fazer emergir as vibrações que entoam sons próprios de quem conversa sobretudo com sons e voz.
Este é o cenário projectivo para a 8 ª edição dos “Sons da Terra”, organizada pela Casa do Povo do Paul, que vai ter lugar no domingo 7 de Junho, pelas cinco da tarde, apostando-se em sonoridades diferentes neste acontecimento, que já é uma referencia incontornável da oferta e da agenda cultural da freguesia.
Com efeito, a aposta é manter em alta este espectáculo, que seguramente vai encher o Largo da Praça, de populares que habitualmente envolvem-se com o espectáculo desta feita a cargo do Grupo de Bombos da Casa do Povo do Paul, Fonte da Pipa, Adufeiras da Casa do Povo do Paul, Grupo de Bombos " Maravilhas" e Girafoles.
Mas, antes do espectáculo acontecer os grupos vão desfilar pelas ruas da freguesia até ao local onde as actuações vão realizar-se no Largo da Praça.
A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia do Paul e objectivamente pretende potenciar a diferença entre os espectáculos com cariz tradicional fazendo emergir alguns instrumentos que não chegam tão bem ao povo, mas que têm a ver com a cultura do nosso país, tornando-o sem dúvida num grande espectáculo de sons autóctones.
A não perder.
(" Fonte Inforpaulense")